| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

MARCENARIA ON-LINE
Desde: 02/06/2004      Publicadas: 19      Atualização: 26/06/2004

Capa |  cursos  |  dicas sobre ferramentas  |  dicas sobre matéria prima  |  editorial  |  segurança  |  serviços de marcenaria


 dicas sobre matéria prima
  03/06/2004
  0 comentário(s)


SAIBA COMO UTILIZAR FOLHAS DE MADEIRA
FOLHEAMENTO

É muito comum se ouvir falar em móveis de mogno, cerejeira, marfim, etc. Será que eles são realmente feitos com estas madeiras maciças?
Na realidade muitos móveis são feitos de compensados, aglomerados e outras chapas, porém são revestidos de folhas para que tenham o aspecto de uma determinada madeira maciça.
FOLHEAMENTO

É muito comum se ouvir falar em móveis de mogno, cerejeira, marfim, etc. Será que eles são realmente feitos com estas madeiras maciças?
Na realidade muitos móveis são feitos de compensados, aglomerados e outras chapas, porém são revestidos de folhas para que tenham o aspecto de uma determinada madeira maciça.


A. O que são folhas?
Folhas são lâminas de madeira de espessura de aproximadamente 1mm utilizadas para revestir compensados, aglomerados, MDF com o objetivo de dar as estes materiais aparência de madeira maciça. É rara a utilização de folhas para revestir madeira maciça.
B. Quais os tipos de folhas mais comuns?
Podemos encontrar folhas de diversas madeiras as mais comuns são cedro,cerejeira, mogno, marfim, freijó, ipê entre outras. Há também um tipo especial de folha chamada de radica que apresenta desenhos especiais e algumas vezes coloração artificial, este tipo de folha é muito caro e geralmente é utilizada em conjunto com a folha comum.
C. Como podem ser adquiridas as folhas?
As folhas são vendidas a metro quadrado, podem ser encontrados em diversos tamanhos, os comprimentos geralmente variam entre 2,5 a 4,5m, quanto à largura, a mais comum é de 30cm, porém há mais estreitas e também mais largas que essa medida.
D. Como devem ser conservadas?
As folhas são um produto frágil que deve ser manuseado com o máximo de cuidado para evitar as rachaduras, devem ser guardadas desenroladas em um local fresco porém sem umidade e sempre sobre uma proteção de madeira.
E. Como cortar as folhas?
As folhas devem ser cortadas com um estilete ou uma faca de folha, geralmente feita pelo próprio marceneiro a partir de um raspador ou pedaço de serrote e sempre com o apoio de uma régua e sobre uma bancada forrada com compensado. Assim como as fórmicas, devem ser cortadas com sobras que só serão aparadas depois de coladas. As sobras podem ser removidas com estilete ou raspador.
F. Como utilizar as folhas?
As folhas podem ser coladas manualmente ou com o auxilio duma prensa. Na prensa devemos usar cola branca ou cascamite, Já na colagem manual utilizamos a cola de contato.
A colagem manual não é aconselhável no caso de peças de grandes dimensões, isso porque neste caso é comum o surgimento de bolhas. Caso se tenha que trabalhar com peças grandes e não se disponha de prensa o ideal é utilizar compensado folheado.
G. Como é o processo de colagem manual?
A colagem da folha é semelhante a da fórmica, passa-se a cola na folha e no compensado, sempre com uma espátula dentada, espera-se secar por uns 10 ou 15 minutos assenta-se a folha sobre o compensado, esfrega-se com um calço apropriado e pronto.
H. Como é a colagem na prensa?
Na prensa há a possibilidade de se colar várias peças ao mesmo tempo, a cola é passada com umas trinchas tanto na folha quanto no compensado, as peças são colocadas uma sobre a outra permeada por folhas de jornal ou plástico para evitar que grudem.(vide maiores explicações em aula).
I. As folhas podem ser emendadas?
Sim, geralmente as emendas são feitas de duas formas a saber: junta seca e junta sobreposta. Na junta seca juntamos duas folhas lado a lado e sobre a emenda aplicamos uma fita adesiva, também é passar cola nas duas folhas e no compensado, colar a primeira e em seguida colar a segunda.No caso da junta sobreposta, cola-se a primeira folha e a seguir cola-se a segunda trepando uns 5 a 10mm sobre a primeira, neste caso o ressalto deve ser removido com o raspador ou na lixadeira.(vide mais explicações na aula).
J. As folhas podem ser coladas em qualquer sentido?
Não, ao colar folhas em seqüência (portas de armários, painéis, etc) e nas emendas é obrigatório o “casamento” das mesmas ou seja distribui-las de par em par. È importante também que o marceneiro compre de uma só vez toda a folha que precise para um determinado serviço, para que elas sejam de um mesmo amarrado, evitando assim diferença de tonalidade e desenho que são comuns mesmo entre folhas da mesma espécie, cada amarrado é feito de folhas de um único tronco de árvore fazendo assim com que as folhas de um mesmo amarrado tenham exatamente o mesmo padrão de cor e desenho tal como uma impressão digital.
K. Como deve ser o acabamento das folhas?
O acabamento é idêntico ao da madeira maciça, há no entanto a necessidade de se ter o cuidado de não vazar a folha ao raspar e lixar e evitar arranhões profundos que não poderão ser removidos sem causar danos.


  Web site: marcenariaonline.jex.com.br  Autor: Francisco


  Mais notícias da seção materia prima no caderno dicas sobre matéria prima
26/06/2004 - materia prima - Que materiais usar para fabricar seu móvel
Muitas vezes dejamos fazer um móvel e na hora de comprar o material ficamos na dúvida e terminamos por esquecer alguns ítens. Saiba quais são os materiasi mais utilizados....
13/06/2004 - materia prima - Problemas nas dobradiças desalinham portas
Dobradiças de pressão O desalinhamento de portas principalmente em armários de cozinha, é muito comum depois de um certo tempo de uso. O principal motivo é o desgaste da dobradiça, para solucionar este problema é só troca-la. ...



Capa |  cursos  |  dicas sobre ferramentas  |  dicas sobre matéria prima  |  editorial  |  segurança  |  serviços de marcenaria
Busca em

  
19 Notícias